covid-19

2020

durante a pandemia de covid-19 no mundo, alguns questionamentos sobre a função da arte e do design vieram à tona. por isso alguns trabalhos, autorais e coletivos, foram desenvolvidos durante o isolamento social.

juntos mesmo que distantes

conjunto de posts para instagram (carrosel) feito com algumas recomendações médicas, psicológicas e sanitárias sobre o corona virus. além conscientizar, a ideia era também tranquilizar com mensagens reconfortantes e bem-humoradas no momento em que o vírus começava a se espalhar pelo brasil.

ilustração e projeto de design: joão barreto

@covidesigners

"como o design pode ser útil em tempos de crise?" com essa pergunta na cabeça, surgiu uma ideia: e se fizéssemos cartazes lindos, positivos e inspiradores que funcionassem como recompensa para arrecadarmos fundos para a população que tem sofrido as consequências da covid-19? assim nasceu o @covidesigners, um projeto que reúne profissionais criativos com dois intuitos principais:

 

1 . desenvolver cartazes que tragam um pouco de luz para esse momento tão sombrio que estamos vivendo. as artes foram postadas no perfil do Instagram do projeto @covidesigners.

2 . arrecadar fundos por meio da campanha de financiamento coletivo, tendo os cartazes impressos em risografia como recompensa. o valor líquido arrecadado será repassado para o projeto "ninguém mora na rua", que dá apoio às pessoas em situação de rua na região do capão redondo e em outras áreas vulneráveis de são paulo.

depois das artes postadas, foram escolhidas as que tiveram maior engajamento e as que mais se encaixavam na técnica de impressão escolhida e que serão recompensas a partir dos apoios na plataforma: https://evoe.cc/covidesigners

idealizador do projeto: sam profeta

designer do cartaz da campanha: joão barreto

desenhos para colorir 

os desenhos para colorir foram desenvolvidos pensando não só mas principalmente nas crianças que não estão em ambientes educativos regulares durante a pandemia, como uma atividade alternativa e terapêutica. gosto muito de explorar este universo fantástico de uma natureza ao mesmo tempo fofa, mágica e exuberante.

ilustrações e projeto de design: joão barreto